Adultério e Suicídio


Um pastor cometeu adultério e morreu na saída do motel - Será salvo?
Uma senhora cristã descobre que está com câncer e se mata -Será salva? 

As perguntas acima foram feitas a diversos pastores. Respondi:

Com relação ao adultério do pastor:
1 - Seja o adultério do pastor ou do diácono; do bispo, do papa ou do servente que cuida da limpeza do templo - a palavra se dirige a todos:
a) "A alma que pecar, essa morrerá" (Ez 18.4)
b) "Não peques mais, para que não te suceda coisa pior" (Jo 5.14)
c) "O que se prostitui peca contra o seu próprio corpo" (1 Co 6.18).
d) "Qualquer que permanece nEle não peca; qualquer que peca não O viu nem O conheceu" (1 Jo 3.6).
e) "As vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o Seu rosto de vós, para que não vos ouça" (Is 59.2).
f) "Nem os adúlteros... herdarão o reino de Deus" (1 Co 6.10).
g) "Quanto aos incrédulos... aos fornicadores... a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, que é a segunda morte" (Ap 21.8).

Em verdade, antes da prática sexual ilícita, o pecador já sentiu desejo de cometer adultério; apenas aguardava o momento propício. Veja: "Qualquer que atentar numa mulher para cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela" (Mt 5.28), "Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios" (Mc 7.21).

Portanto, o pecado está no coração. Ainda que não seja praticado o ato em si, o homem adúltero cai em pecado se sentir intenso e introlável desejo de cometer adultério. Nós só vemos as coisas tangíveis e comprováveis. Deus vê o oculto dos corações.

Pela Palavra, esse adúltero está condenado. Vale para qualquer ato sexual ilícito. Mas, se ele se arrependeu imediatamente após o ato ilícito? Se houve arrependimento, houve perdão.

A segunda questão é mais complicada. O suicídio tem sido debatido ao longo dos anos, e os debates esbarram em algumas posições: 1 - É um ato de coragem. 2 - É uma covardia. 3 - É fruto de uma fraqueza momentânea. Entendo o suicídio como um ato de incredulidade.

Autor: Pr. Airton Evangelista da Costa

2 comentários:

António Ja Batalha disse...

Estive a ler a sua postagem, no entanto achei um pouco de graça em caso sério.Mas também farei uma pergunta, e se a pessoa disser uma mentira e morrer a seguir?Qualquer pecado é condenável por Deus, e qualquer pessoa que se arrependa verdadeiramente é perdoado.No entanto o viver no pecado seja ele qual fôr, é mundano e pricisa crucificar a velha natureza ou nascer de novo.
Bem isto dava uma bela pregação.
Um abraço, e as minhas saudações em Cristo Jesus.

rosemberg g costa disse...

COM CERTESA O ANTONIO BATALHA, TEM MEU AVAL, É QUE PECADO NÃO É SÓ ADULTERAR,MATAR, ROUBAR,PROSTITUIR,E Etc. o é tambem: MENTIR, INEJAR,FALAR MAL DOS OUTROS, A COBIÇA A GLUTONORIA , E ASSIM VAI VEJAM DEUS NÃO CLASSIFICA PECADOS POR CATEGORIA E SIM DIZ DEUS: A ALMA QUE PECAR MORRERÁ, OBS: NÃO IREMOS NÓS PARA O CÉU POR FAZER ISTO OU AQUILO OU DEXAR DE FAZER ISTO OU AQUILO, O PENHOR DE NOSSA SALVAÇÃO ESTÁ EM QUE CRISTO MORREU POR CADA UM DE NÓS, PORTANT EM JESUS ESTAMOS MORTOSE MORTO É MORTO, DO CONTRARIO O CÉU SERIA COM TODA CERTESA UM GRANDE, COLOSAL E INFINITO DESERTO. NÃO É ISTO APOLOGIA OU CARTÃO VERDE PARA SE VIVER PECANDO , E MESMO QUANDO O FIZEMS O HOMEM INTERIOR, O NASCIDO DE NOVO NÃO TOMA PARTE. DIZ EM ROMANOS 7:14 a 25- ISTO É O HOMEM INERIOR A FALAR "....O BEM QUE QUERO FAZER NÃO FAÇO MAS O MAL QUE NÃO QUERO QUAMDO DOU POR MIM JÁ TENHO FEITO......, OK? VEJAMOS UMA VERDADE IMUTAVEL JESUS É O SALVADOR E NÃO NOS QUE NOS SALVAMOS COM ISTO OU AQUILO, DO CONTRARIO, CARDEC E PLATÃO TINHAM RAZÃO QUADO O PRIMAIRO REEMCARNA E O SEGUNDO QUEIMA OU SE PURIFICA NO PULGATORIO. QUE CONCEITO E ENSCINO SUTÍL E DIABÓLICO. POIS O RESUMO DISTO É SIMPLISMENTE DIZES QUE CRISTO MORREU EM VÃO E QUE SUA MORTE FOI DE MARRE. RESUMO: O ESPIRITO SANTO NOS DA ENTENDIMENTO PARA SABERMOS TODA A VERDADE SEM PAIOXOES OU ACHISMOS , O QUE FALTA MESMO AOS NASCIDO DE NOVO É O DISERNIMENTO ESSPIRITUAL E CONHESCIMENTO DE DEUS, VEMOS QUE EM TODAS AS EPOCAS SEMPRE TIVEMOS OS DITOS CÓDIFICADORES DAS VERDADE DE DEUS SEJA ELE QUEM FOR NÃO TEM AUTORADADE PARA IMPOR AS VERDADE DE DEUS AS VERDADE DE DEUS ESTÁ NO SINGULAR , E O ENSCINADOR QUE NÃO ERRA ESTÁ COM OS CINCEROS E SIMPLES E É O ESPIRITOSANTO QUE " VOS ENSCINSRÁ TODAS AS COISAS" COMO FALOU NOSSO AMADO SALVADOR, PORTANTO NÓS OS QUE RECEBERAM A CRISTO IREMOS NOS ENCONTRARMOS NAS MANÇÕES CELESTIAS NAS BOLDAS DO CORDEIRO, QUEIRA O DIABO OU NÃO ESTAREMOS LÁ , NÃO OS QUE SE SALVARAM MAS SIM OS QUE FORAM SALVOS PELA LAVAGEM E PURIFICAÇÃO QUE HÁ NO SANGUE DO CORDEIRO IMACULADO DE DEUS NOSSO QUERIDO SALVADOR JESUS GRISTO O FILHO DO ETERNO SENHOR DA VIDA E DA MORTE , É ISTO AI QUE PASMEM OS
‘T E L O G O S’ DE PLANTÃO O QUE É DIFERENTE DE
TEOLÓGOS ISTO É AQUELA QUE TEM CONSCIMENTO DE DEUS