A Fé

FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA COMPLEMENTAR

Gênesis 15:6; Salmos 55:22;  Salmos 57:1;  Jó 13:15;  Isaías 40:31; Lucas 5:4,5; Isaías 1:19-20; I Pedro 11:7.

TEXTO CHAVE
“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem... Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe, e que é galardoador dos que O buscam” (Hebreus 11:1 e 6).

PROPÓSITO
“O ambiente espiritual nesta cidade é demasiado difícil.  O povo não quer se comprometer com as coisas de Deus”.  Foram as palavras de um dos pastores que foi receber-me no aeroporto de Montreal, Canadá.  Minha resposta ao comentário foi: “O problema não está no povo, está em você mesmo”.  A seguir passei a contar-lhe uma estória do Dr. Norman Vicent Peel quando esteve na China.  O Dr. Peel entrou em um estabelecimento que se dedicava à elaboração de tatuagens na pele e chamou sua atenção uma frase que dizia: “Nascido para perder”.  Surpreso, perguntou a quem o estava atendendo: “Alguém será capaz de tatuar isso em sua pele?”  O chinês lhe respondeu: “Sim, há alguém”.  “Não entra em minha mente que alguém possa levar sobre sua pele tal frase!”  Mas ficou mais surpreso quando o chinês lhe disse: “Antes que a frase seja tatuada na pele, a pessoa já a tem tatuada na mente”.
Olhando nos olhos desse pastor em Montreal,  disse-lhe: “Se você crer que o povo nesta cidade é difícil para aceitar as coisas de Deus, esse será seu resultado.  Mas se crer que os poderá alcançar com o evangelho, então verá o fruto dessa fé”.
Ouvi um conferencista que disse: “o que pensamos nos primeiros cinco minutos depois de acordar-nos, traça o curso do dia”.  Os psicólogos asseguram que os cinco primeiros anos da vida do ser humano influem poderosamente no rumo de seu destino.  Devido às impressões negativas que têm vivido, alguns aceitam o que o inimigo tatuou em suas mentes:  “você nasceu para perder” ou “você é um fracassado”.  Mas na cruz do Calvário, o Senhor Jesus Cristo apagou qualquer marca que o inimigo tenha posto em nossas vidas, deixando-a ali destruída, para a seguir impregnar outra marca: “Você é de Deus” (João 1:12).
Esta marca ou selo impresso pelo próprio Espírito de Deus em nossos corações, dá-nos o direito legal sobre as circunstâncias, já que passamos a fazer parte da família de Deus.
A presente lição o ajudará a conhecer os princípios que regem a fé vitoriosa, e encontrará os elementos para avivá-la em seu coração.

DESENVOLVIMENTO DO TEMA
1. A FÉ  FAZ-NOS VENCEDORES
Nenhum filho de Deus é um fracassado, porque ainda que tenhamos que passar por diferentes adversidades, em Cristo somos mais que vencedores.  Mas você mesmo decide que tipo  de fé terá.  João disse: “porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” (1 João 5:4).  Quem é o que vence o mundo senão o que crê que Jesus é o Filho de Deus?
Quando o ancião Policarpo foi levado ao circo romano para ser julgado por sua fé em Jesus Cristo, o pró-consul lhe disse: “maldiz a Cristo e te devolverei a liberdade!”   Policarpo respondeu: “Faz 86 anos que O sirvo e Ele não me fez nenhum dano.  Como poderei maldizer ao meu  Rei e Salvador?  Já que pareces ignorar quem sou, direi com franqueza que sou cristão!”
Não teve temor nem da ira do imperador, nem da multidão que enraivecida gritava: “Queima-o!  Queima-o!”  Nem as feras selvagens, nem a fogueira, nem a morte, porque para Ele Cristo era O tudo e em todos.
A. PELA FÉ VENCEMOS O MUNDO
O apóstolo João disse: “Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no Maligno” (1João 5:19).  Existem poderes da maldade nos ares, que buscam controlar e manipular indivíduos, famílias, organizações, poderes políticos e eclesiásticos, etc., sendo necessário desenvolver uma fé ativa, que possa trazer a presença de Deus para nossas famílias, para que a seguir se estenda em nossas cidades e nações.  O apóstolo Paulo escreveu aos Coríntios: “Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne, pois as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus, para demolição de fortalezas; derribando raciocínios e todo baluarte que se ergue contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência a Cristo” (2 Coríntios 10:3-5).
B. PELA FÉ VENCEMOS TODO ARGUMENTO CONTRÁRIO A NÓS.
A área do ser humano que mais preocupa o adversário é a mente do homem, pois é nela onde se desenvolve a fé.  E todos os esforços que faz é para escravizá-lo mentalmente, a fim de que não tenha tempo para pensar nas coisas de Deus e possa mantê-lo isolado de qualquer contato com a Palavra divina.  Mas o homem de Deus deve, com a autoridade espiritual, identificar e derrubar qualquer fortaleza que o adversário levante em sua mente, anular todos os argumentos que o inimigo lançou contra ele, cancelando-os na cruz do Calvário.  E a qualquer pensamento fora de ordem, simplesmente amarrá-lo e submetê-lo à autoridade de Jesus.
Temos a ajuda de Deus, e ainda que o mundo inteiro se encontre sob o controle do maligno, nós temos as armas que Deus nos entregou, para vencer o inimigo com todos os seus exércitos.  Paulo disse: “Porque maior é O que está em vós, que o que está no mundo”.
A fé é o motor que impulsiona o homem ao longo da vida cristã, e vem como conseqüência de uma dependência total à Palavra de Deus, porque a Bíblia diz: “Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo” (Romanos 10:17).  Transitar pela vida cristã implica manter-nos em sujeição e obediência aos princípios divinos, os quais se encarregam de ir fortalecendo nossa confiança em Deus.  D.L.Moody disse: “Antes fechava minha Bíblia e pedia fé.  Depois abria minha Bíblia e começava a estudar, e desde então minha fé não tem cessado de crescer”.
2. DIFERENTES TIPOS DE FÉ
A. A FÉ CRIADORA.
“Pela fé entendemos que os mundos foram criados pela palavra de Deus; de modo que o visível não foi feito daquilo que se vê” (Hebreus 11:3). 
Deus nos dotou de Sua própria natureza  e através da fé chamamos as coisas que não são como se fossem.  Do mesmo modo que Abraão creu que Deus lhe daria um filho, ainda que as circunstâncias lhe fossem contrárias.  A fé tem a capacidade de ver o que a vista física não percebe.
Gerando fé por meio da palavra.
Maria creu nas palavras do anjo e sem conhecer varão, concebeu do Espírito Santo.  Se o crente crer em Deus e deixar que Sua Palavra se converta em rhema para sua vida, notará que esta Palavra concebe o milagre no foro íntimo de sua vida e depois verá os resultados.
B. FÉ PARA CURAR A ALMA.
‘O coração alegre aformoseia o rosto; mas pela dor do coração o espírito se abate” (Provérbios 15:13).
Uma das áreas que mais nos impele a mover-nos na dimensão da fé, é a que se relaciona com a cura interior, ou cura da alma ferida.  Requer-se  uma dose especial de fé para que a alma das pessoas seja restaurada.
C. FÉ PARA OFERTAR
“Pela fé Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho das suas oferendas, e por meio dela depois de morto, ainda fala”  (Hebreus 11:4)
O Senhor exalta a fé de Abel acima da de Caim, ainda que este também apresentasse a oferta.   Deus não se agradou dela já que vinha acompanhada de mesquinharia, indiferença, egoísmo e desinteresse em reconhecer Deus como seu Criador.  A fé para ofertar é a própria fé que enriquece.
D. FÉ PARA CURA (FÍSICA)
“ Verdadeiramente Ele tomou sobre Si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós O reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.  Mas Ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas Suas pisaduras fomos sarados” (Isaías 53:4,5).
A fé é determinante para obter cura física.  É questão de ter convicção da restauração da área afetada, como uma realidade conquistada por Jesus Cristo na cruz.
3. CARACTERÍSTICAS DA FÉ
Ao longo das Sagradas Escrituras encontramos uma ampla lista de características que destacam a fé como um dom de Deus.  As seguintes são algumas destas:
· A fé é crer na palavras do Senhor (Lucas 5:4,5).
· A fé está acima dos sentidos (Isaías 1:19,20).
· A fé supera a dúvida e a incredulidade (I Pedro 1:7).

0 comentários: